hero-reciclagem.png

Reciclagem

Reciclar faz parte do nosso negócio

Não há como falar de sustentabilidade sem mencionar a reciclagem. Reduzir o desperdício e incentivar o reaproveitamento de materiais é fundamental para que possamos poupar recursos, como matéria-prima, água e energia. Assim, diminuímos a poluição e a geração de resíduos e praticamos a economia circular.

Dentro da estratégia ESG da CBA, a reciclagem é um pilar presente não somente nas práticas administrativas como também em nossas operações de negócio.

Afinal, acreditamos que estratégia empresarial e sustentabilidade caminham juntas. Somente com iniciativas concretas é que cresceremos e atingiremos nossas metas de resultado e de impacto positivo no planeta.

Objetivos relacionados a serem cumpridos até 2030

A CBA possui o Programa de Compliance, um conjunto de normas que orienta nossas ações e decisões para atuarmos sempre com ética, responsabilidade e boas práticas socioambientais.

  • Group 7236.svg

    Ampliar para 80% o volume de reciclagem de alumínio com sucata industrial e de obsolescência na Metalex

  • Group 7236(1).svg

    Ampliar para 50% o volume de reciclagem de alumínio com sucata industrial e de obsolescência na produção de tarugos na Fábrica de Alumínio (SP)

  • Group 7236(2).svg

    Ampliar a captação de sucata e reciclagem externa

  • Group 7236(3).svg

    Reciclar 40 mil toneladas/ano de embalagens cartonadas e flexíveis

Reciclagem na prática

A CBA utiliza sucata nos seus processos de fundição. Além das unidades específicas de reciclagem - Metalex e Alux - as Unidades de Alumínio e Itapissuma também realizam esse processo. Na fábrica Alumínio, a capacidade produtiva de reciclagem é de 162 mil toneladas por ano. 

No geral, a CBA possui a diretriz de consumir mais sucata na composição de seus produtos, contribuindo para a redução das emissões e gases de efeito estufa, além da utilização eficiente de recursos com a reciclagem de materiais.

Alux

A CBA adquiriu a Alux do Brasil, uma das maiores empresas de produção de alumínio secundário no País. Localizada em Nova Odessa (SP), possui capacidade de produção de 46 mil toneladas de alumínio por ano e ampliará em cerca de 20% a nossa capacidade de alumínio reciclado. 

A aquisição ainda contribuirá com a produção de alumínio com uma pegada de carbono cada vez menor. Nossa meta é reduzir 40% da emissão de gases do efeito estufa até 2030 nos processos desde a mineração até a etapa de fusão. 

Conheça mais detalhes sobre a operação da Alux:

Acesse o site
Cópia de Metalex Jun - 2021 - 468 1.png

Metalex

A Metalex é a empresa da CBA dedicada à reciclagem e transformação de alumínio. Esse processo é realizado a partir de sucata gerada internamente e de fonte externa, comprada ou fornecida por nossos clientes e parceiros.

Com sede em Araçariguama (SP), a Metalex está em constante inovação. Em 2021, ampliamos a capacidade de produção de 75 para 90 mil toneladas, após investimento em um novo forno de fusão exclusivo para reciclagem.

Em 2023, entrará em operação uma nova linha de separação de  sucata que terá capacidade de processar 100 mil toneladas ao ano  e possibilitará que mais clientes tragam sucata para reciclagem, além de aumentar a quantidade de sucata nos tarugos dos atuais 60% para até 80%.

Fique por dentro das iniciativas da Metalex:

Acesse o site

Circularidade do alumínio

Por meio da Metalex e da aquisição da Alux do Brasil, a CBA reafirma a sua estratégia e foco em reciclagem. Dessa forma, o alumínio, com sua infinita reciclabilidade, é usado e reutilizado para fabricar produtos que abastecerão a sociedade. É a economia circular aplicada na prática.

 

A CBA utiliza sucata em seus processos de fundição. A Metalex é a unidade dedicada à reciclagem, mas as Unidades Itapissuma e Alumínio também realizam esse processo. Em 2022, a aquisição da Alux do Brasil ampliará a capacidade de reciclagem de sucata pós-consumo. Já com o projeto ReAl, a Companhia passará a reciclar embalagens flexíveis e cartonadas por meio de um processo químico inovador.

Outras iniciativas

Confira outras ações de destaque da CBA relacionadas à reciclagem:

blend.svg

Projeto BLEND

Com esse projeto, a CBA faz um mix de sucatas de diferentes ligas dentro dos fornos para maximizar o consumo pelos processos da Fundição. Isso aumenta a flexibilidade e potencializa o consumo total de sucata. Com o BLEND, viabilizamos o consumo de todo o estoque de sucata, antes não consumível.

golf.svg

Projeto GOLF (Gestão On Line dos Fornos)

Desenvolvido em 2021 nas operações de fundição da Fábrica, o GOLF eleva o fluxo da cadeia de metal. Por meio de um sistema de inteligência artificial, permite a melhor gestão da cadeia, a maximização do consumo de sucatas, além de otimizar o consumo das sucatas nos processos.

Nossas iniciativas na área da reciclagem contribuem para o cumprimento dos ODS

(Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)

SDG-9.svgSDG-11.svgSDG-12.svgSDG-13.svg

Confira nossas redes

        © 2024