hero-esg-meio-ambiente.png

ESG

Meio Ambiente

A economia circular é uma das principais tendências globais e está se consolidando no modo de produção e consumo das pessoas. Ela permite o uso mais eficiente do capital natural e agrega valor ao ciclo de vida dos produtos.

O alumínio, por ser infinitamente reciclável, possibilita cadeias produtivas menos extrativistas e mais circulares, com maior reaproveitamento de matéria-prima e menor impacto ao meio ambiente.

Para reciclá-lo, é utilizada apenas 5% da energia necessária com relação à produção do alumínio desde a mineração, sem que perca as suas propriedades. Além de uma solução para a disposição de resíduos, a reciclagem é uma das principais formas de reduzir as emissões de GEE e o consumo de energia na cadeia de valor do alumínio.

Reciclagem do Alumínio

Segundo análises do International Aluminum Institute (IAI), o alumínio reciclado poderá atender metade do consumo total de alumínio até 2050. As estatísticas indicam um aumento de 80% de demanda pelo material no período, motivado pelas necessidades de uma economia de baixo carbono e pelo crescimento populacional e econômico. Atenta a essa transformação, a CBA assumiu compromissos ousados até 2030 e está investindo em projetos que ampliam consideravelmente sua capacidade de reciclagem nos próximos anos.

Este programa tem atuação nos seguintes ODS

(Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)

SDG-9.svgSDG-11.svgSDG-12.svg

Nossos objetivos 2030

Ampliar para 80% o volume de reciclagem de alumínio com sucata industrial e de obsolescência na Metalex.

Ampliar para 50% o volume de reciclagem de alumínio com sucata industrial e de obsolescência na produção de tarugos na Fábrica de Alumínio (SP).

Ampliar a captação de sucata e reciclagem externa.

Reciclagem de embalagens cartonadas e flexíveis

Atualmente, quando se trata de embalagens cartonadas, apenas a parte de papel retorna à origem do processo. O plástico e o alumínio são reprocessados juntos para dar origem a novos materiais, o que é um grande entrave para a circularidade dessa cadeia.

Outro tipo de embalagem multimaterial é a flexível, comumente descartada em aterros sanitários por conta da inviabilidade de reciclagem. Diante da dificuldade em realizar esse tipo de reciclagem, as principais empresas do setor têm buscado alternativas para substituir o alumínio em embalagens cartonadas e flexíveis. Atenta a essa necessidade do mercado, a CBA definiu um objetivo específico a ser alcançado até 2030, a fim de gerar valor na cadeia de coleta e reciclagem de embalagens multicamadas.

Este programa tem atuação nos seguintes ODS

(Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)

SDG-9.svgSDG-11.svgSDG-12.svg

Nossos objetivos 2030

Reciclar 40 mil toneladas de embalagens cartonadas e flexíveis por ano.

Conheça outras alavancas

Confira nossas redes

        © 2024