hero-esg-meio-ambiente.png

ESG

Meio Ambiente

A CBA está engajada em preservar os recursos naturais e a biodiversidade do planeta, contribuindo no combate às mudanças climáticas. A Companhia prioriza a reabilitação das áreas mineradas e a produção de alumínio de baixo carbono. Cuida da água, da energia e dos resíduos. E assim caminha para ser referência em sustentabilidade.

Gestão de recursos hidrícos

O aumento do consumo de água no mundo impacta as fontes existentes, tornando-as cada vez mais escassas e menos acessíveis. A ausência do consumo consciente combinado a períodos prolongados de seca se tornam um agravante para a sociedade e o planeta diante das urgências climáticas. No processo produtivo do alumínio, o uso da água é fundamental e intensivo. É possível afirmar que não há alumínio sem água.

Este programa tem atuação nos seguintes ODS

(Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)

SDG-6.svgSDG-12.svg
image 56.png

Impactos financeiros no setor de mineração e metalurgia relacionados à segurança hídrica, por exemplo, chegaram a USD 11,8 bilhões entre 2013 e 2018 (CDP, 2018).

A CBA entende que deve fazer a gestão desse tema de forma a minimizar os impactos e reduzir a pressão sobre os recursos hídricos. Estamos empenhados na redução da dependência hídrica com redução de consumo e aumento do reuso da água em todas as etapas de nossa operação. Temos diretrizes claras para a gestão de águas e efluentes, além de seguir requisitos legais e práticas definidas nos melhores padrões mundiais.

Nossos objetivos 2030

Reduzir em 20% o consumo de água nova por tonelada de alumínio líquido produzido (baseline 2019).

Implementar iniciativas para manutenção da segurança hídrica em parceria com stakeholders.

Biodiversidade

A CBA também produz floresta e biodiversidade. Faz parte de sua gestão reduzir os impactos ambientais de suas operações, recuperar o solo, restaurar a vegetação e promover a conscientização ambiental dos trabalhadores e das comunidades onde a Empresa está presente.

Este programa tem atuação nos seguintes ODS

(Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)

SDG-6.svgSDG-11.svgSDG-15.svg
image 56.png

Ao promover a recomposição florestal, a fauna nativa volta a ocupar o local, com pássaros, animais terrestres e até mamíferos de grande porte, beneficiando a sociedade e o planeta.

Além disso, o desenvolvimento de uma indústria que valoriza o carbono estocado na vegetação e no solo pode gerar novos modelos de negócio e oportunidades de investimentos que ajudem a evitar o desmatamento e impulsionem o reflorestamento e restauração de terras.

Nossos objetivos 2030

Criar/ampliar 1 hectare de corredor ecológico a cada 10 hectares minerados e recuperados.

Ter 10% dos clientes e fornecedores-chave co-investindo em projetos florestais e de biodiversidade.

Conheça outras alavancas

Confira nossas redes

        © 2024