ESG
Meio Ambiente
A CBA produz, em suas Usinas Hidrelétricas, a energia de que precisa para fabricar seu alumínio. O ano de 2022 marcou o processo de primarização dessas Usinas pela Companhia, antes administrada pela Votorantim Energia (atual Auren) em contrato de prestação de serviço. O processo foi decorrente da reorganização da Votorantim S.A., em que as empresas investidas receberam maior independência de suas operações.
Ao todo a CBA possui hoje:
– 23 Usinas Hidrelétricas, em 6 Estados brasileiros
– 17 Usinas de operação própria e 6 via consórcios
O que faz o Negócio Energia
- Geração de energia dos empreendimentos existentes
- Interface com os consórcios
- Manutenção e melhoria das Usinas
- Gestão socioambiental do entorno das Usinas
- Atividades de licenciamento dos empreendimentos
- Saúde e segurança das equipes
- Gestão regulatória e comercial
Geração de energia renovável
Impacto da energia na produção de alumínio
O processo de produção do alumínio é eletrointensivo, ou seja, tem a energia elétrica como importante insumo. As despesas com energia representam 25% dos custos da produção de alumínio nas Salas Fornos. Assim, é possível evidenciar a relevância do consumo de energia para essa indústria e o diferencial que a CBA possui por ser uma empresa autogeradora.
Ao gerar a energia necessária para sua produção, a Companhia garante o fornecimento a um custo competitivo, sem precisar recorrer ao mercado para o abastecimento. Essa vantagem posiciona a CBA em destaque diante dos outros produtores mundiais de alumínio.
Eficiência Energética
A produção de alumínio é altamente dependente de energia elétrica, principalmente na etapa de eletrólise que ocorre nas Salas Fornos. A CBA possui, no entanto, um relevante diferencial competitivo: 21 hidrelétricas próprias com capacidade de geração de 100% de energia elétrica de fonte renovável para abastecer as atividades da Fábrica de Alumínio. Ainda assim, entendemos que sempre há o que melhorar quando se trata de sustentabilidade.
Este programa tem atuação nos seguintes ODS
(Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)
Nossos objetivos 2030
Ter 100% de fontes renováveis de energia elétrica nos processos produtivos.
Ampliar capacidade instalada de fontes renováveis, além de hidroelétrica.
Reduzir a intensidade energética (energia elétrica e combustíveis).