ESG
Meio Ambiente
As mudanças climáticas são uma das principais preocupações da sociedade. O setor de alumínio – responsável por 1% das emissões de gases de efeito estufa do mundo e 5% do consumo da energia global na produção do alumínio primário – é considerado intensivo em carbono pelo uso de combustíveis fósseis e de energia elétrica na produção.
No entanto, novas tecnologias e o movimento de descarbonização dos países impulsionam a competição por uma economia sustentável e trazem muitos desafios e oportunidades para o nosso mercado. O alumínio ocupa hoje papel de destaque: nossos produtos leves, versáteis, duráveis e infinitamente recicláveis são facilitadores essenciais de um futuro de baixo carbono.
Mitigação e adaptação climática
A CBA é uma das produtoras de alumínio primário com menor emissão de GEE do mundo*. Ainda assim, trabalha para reduzir as emissões de GEE de suas operações com objetivo de combater as mudanças climáticas. Conheça, a seguir, nosso estágio de evolução.
Este programa tem atuação nos seguintes ODS
(Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)
Indicador de intensidade de emissões no processo de eletrólise toneladas de CO e / toneladas de Alumínio líquido (2020)
*Segundo dados fornecidos pelo CRU, o alumínio líquido produzido na CBA está dentro do primeiro quartil das emissões de GEEs mais baixas do mundo para esse produto.
** Para cálculo do indicador, são consideradas as emissões de Escopo 1 e 2 da etapa de eletrólise.
Nossos objetivos 2030
Reduzir em 40% as emissões (na média dos produtos fundidos, desde a mineração, baseline 2019).
Desenvolver um produto carbono neutro.
Definir trajetória de neutralização de carbono até 2050.
Estabelecer plano de mudanças climáticas.