Voltar para Mídia

CBA tem forte EBITDA ajustado e lucro de R$ 87 milhões no 3º trimestre, com melhora no desempenho operacional e maior volume de vendas

Por:

5/12/24

Group 7031.png

 

Aumento de receita e bom desempenho do custo de produtos vendidos impulsionam os resultados. 

Geração de fluxo de caixa também é destaque no período. 

 

Destaques 

  • Volume de vendas de alumínio de 129 mil toneladas (+8% vs. 3T23)

  • Receita líquida de R$ 2,1 bilhões (+15% vs. 3T23)

  • Receita líquida do negócio alumínio de R$ 2,1 bilhões (+19%vs. 3T23)

  • Preço médio do alumínio na LME (London Metal Exchange) de US$ 2.382/tonelada (+11% vs. 3T23)

  • EBITDA ajustado de R$ 409 milhões (+789% vs. 3T23) 

  • Margem EBITDA ajustada de 19% (+17% p.p. vs. 3T23)

  • Lucro líquido de R$ 87 milhões (vs. prejuízo de R$ 263 milhões no 3T23)

  • Alavancagem de 3,41x (vs. 5,66x no 2T24)

 

São Paulo, 06 de novembro de 2024 – A CBA – Companhia Brasileira de Alumínio (CBAV3) registrou um lucro líquido de R$ 87 milhões no terceiro trimestre de 2024, revertendo o prejuízo de R$ 263 milhões do mesmo período do ano passado, e de R$ 74 milhões do trimestre anterior. A receita líquida consolidada foi de R$ 2,1 bilhões, o que corresponde a um avanço de 15% em relação ao mesmo período de 2023.

 

O EBITDA ajustado consolidado também apresentou um crescimento importante, totalizando R$ 409 milhões, alta de 789% ao verificado no mesmo período de 2023. A margem EBITDA ajustada foi de 19% – ambos os números refletem os maiores níveis desde o segundo trimestre de 2022.

 

A performance é atribuída ao aumento da receita líquida, ao bom desempenho nos custos de produtos vendidos – R$ 1,8 bilhão no terceiro trimestre de 2024 – e aos melhores prêmios na precificação. A apreciação de 14% do dólar frente ao real nos períodos comparados também contribuiu, já que 98% da receita consolidada da Companhia é referente ao negócio de alumínio, que tem sua precificação atrelada ao dólar. 

 

Outro destaque do trimestre foi o desinvestimento da CBA em capital de giro e a geração de caixa de R$177 milhões. Além disso, o desempenho das Salas Fornos alcançou patamar histórico de utilização, reforçando a sua estabilidade operacional. Esse avanço refletiu em uma maior produção de alumínio líquido, que aumentou de 91 kt para 93 kt. O mix de produtos de maior valor agregado manteve-se com boa representatividade na carteira de vendas da CBA.

 

No cenário nacional, o mercado de alumínio permanece com demanda consistente, ultrapassando os níveis registrados em 2023 e superando as expectativas do setor. A receita líquida do negócio alumínio, para a CBA, fechou em R$ 2,1 bilhões no terceiro trimestre de 2024, alta de 19% comparada ao mesmo período do ano anterior. O resultado foi motivado pelo crescimento de 8% no volume de vendas de alumínio (129 mil toneladas) frente ao terceiro trimestre de 2023 e ao avanço de 11% no preço médio do metal na LME (London Metal Exchange), que atingiu US$ 2.382 por tonelada. 

 

Avaliando a performance dos mercados-chave para a Empresa, o setor automotivo, por exemplo, encerrou o 3T24 com o melhor desempenho em cinco anos, recuperando os níveis de produção pré-pandemia e registrando um crescimento de 19% em relação a 2023. 

 

A melhor demanda do setor de autoconstrução, impulsionada pela facilitação das condições de financiamento, incrementou o segmento de reciclagem, que registrou 29 mil toneladas vendidas, um aumento de 45% em comparação ao mesmo trimestre do ano anterior e de 21% em relação ao segundo trimestre de 2024.

 

A alavancagem da CBA caiu para 3,41x, ante 5,66x no mesmo período do ano anterior. A melhora reflete a recuperação do EBITDA acumulado nos últimos doze meses e a redução da dívida líquida.

   

Na frente de sustentabilidade, a Companhia garantiu pelo quarto ano consecutivo o selo ouro no programa brasileiro GHG Protocol, uma das principais ferramentas mundiais que identificam as emissões de gases de efeito estufa (GEE) de empresas privadas e públicas. Além de mensurar o impacto climático de ações corporativas, o programa também entrega selos de reconhecimento para as empresas que divulgam seus inventários de forma completa e com máxima transparência.

 

Sobre a CBA

 

Desde 1955, a CBA - Companhia Brasileira de Alumínio atua de forma integrada, da mineração ao produto final, incluindo a etapa de reciclagem. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida por meio de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil, energia e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio.

 

Com a abertura de capital em 2021 (CBAV3), foi a primeira Companhia no segmento a ter ações negociadas na B3 e faz parte da carteira do ISE B3 - Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 - desde o seu primeiro ano de elegibilidade. Com receita líquida de R$7,3 bilhões em 2023 e R$307 milhões de EBITDA ajustado no período, a CBA tem o compromisso de garantir a oferta de alumínio de baixo carbono em parceria com os stakeholders, desenvolvendo as comunidades em que está inserida e promovendo a conservação da biodiversidade.

 

Quer saber mais? Acesse www.ri.cba.com.br.

 

Atendimento à Imprensa - CBA - Agência Fato Relevante

[email protected]

Érika Ferreira – [email protected] | (11) 975654-9236

Cleide Rodriguez - [email protected] | (11) 9.9935-0102

Lucíola Correa – [email protected] | (62) 9.8135-1670

Fernando Rubino - [email protected] | (11) 9.8268-2838

Talvez você se interesse

Confira nossas redes

        © 2025