Imprensa     >     Projeto de profissionalização de confeccionistas em Miraí recebe Prêmio de Excelência da Indústria Minero Metalúrgica
19 nov, 20

Projeto de profissionalização de confeccionistas em Miraí recebe Prêmio de Excelência da Indústria Minero Metalúrgica

A profissionalização das costureiras da Associação Confecção Intermunicipal de Santo Antônio do Rio Preto (Confisarp), pertencente ao município de Miraí (MG), continua obtendo resultados e reconhecimento. O projeto de profissionalização, desenvolvido com o apoio da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), foi agraciado com o Prêmio de Excelência da Indústria Minero Metalúrgica, realizado pela Revista Minérios & Minerales, na categoria “Meio Ambiente e Comunidade”. Por meio de diversas parcerias e ações de capacitação, a Confisarp alcançou um aumento de mais de 60% na renda mensal, beneficiando diretamente as associadas e suas famílias e, indiretamente, a comunidade de Santo Antônio do Rio Preto, que fica a 7km da Unidade de Tratamento de Minério da empresa.

 

A associação conta com o apoio da CBA há mais de dez anos. A parceria teve início em 2008, quando a empresa doou um terreno para a construção da sede da entidade. A partir da doação do terreno, a Confisarp buscou outras parcerias para apoio na construção e compra de equipamentos da sede.

 

Desde 2018, a Associação participa do programa ReDes, iniciativa do Instituto Votorantim em conjunto com Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID – Fumin), com recursos da CBA. O programa tem o objetivo de estimular a geração de renda local, fornecendo apoio técnico financeiro e de gestão para o fortalecimento de cadeias produtivas inclusivas.

 

Em outubro de 2018, novamente com apoio da CBA, a sede da entidade recebeu uma reforma estrutural completa, que deixou o espaço mais amplo e ventilado, além de receber um segundo pavimento; computador; equipamentos ergonômicos e de proteção individual; estante para estoque; copa equipada; móveis de escritório; além de 14 novas máquinas de costura com baixo consumo de energia e mais seguras, reduzindo os gastos na produção e aumentando a segurança do trabalho e um veículo. A nova instalação foi inaugurada em novembro de 2019.

 

Em 2020, a parceria possibilitou a produção de cerca de 13 mil máscaras descartáveis para atender empresas de médio e grande porte, como a Votorantim Cimentos e a própria CBA, a fim de manter as atividades e garantir renda alternativa para as associadas durante o período de pandemia.

 

“É com satisfação que vemos o reconhecimento do empenho das associadas neste importante prêmio da mineração brasileira, uma constatação da evolução da Confisarp através do bom uso dos conhecimentos adquiridos durante a nossa parceria. O mais importante da atuação social da CBA é sentir a transformação da própria comunidade. Trabalhar em conjunto com as associações e as entidades locais promovendo a geração de trabalho e renda e gerando benefícios é uma das formas da CBA desenvolver uma mineração sustentável”, avalia Christian Fonseca de Andrade, gerente das unidades da Zona da Mata da CBA.

 

Sobre a CBA

Desde 1955, a Companhia Brasileira de Alumínio – CBA produz alumínio de alta qualidade de forma integrada e sustentável. Com capacidade instalada para produzir 100% de energia vinda de hidroelétricas próprias, a CBA minera a bauxita, transforma em alumínio primário (lingotes, tarugos, vergalhões e placas) e produtos transformados (chapas, bobinas, folhas e perfis). Em estreita parceria com seus clientes, a CBA desenvolve soluções e serviços para os mercados de embalagens e de transportes, conferindo mais leveza, durabilidade e uma vida melhor.

A CBA está bem perto de você. Acesse: www.cba.com.br.

 

Assessoria de Imprensa CBA – Ideia Comunicação

Ângelo Franco – [email protected] | (31) 9.8435-9237

Josiane Souza – [email protected] | (31) 9.8417-3130