Iniciativa atua no fortalecimento da gestão educacional do município, com foco na reformulação de documentos escolares no cenário pós-isolamento
O Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) deu início a mais um ano de atividades em Divinolândia. A iniciativa reuniu professores, gestores, coordenadores e supervisores educacionais da região para as reuniões do primeiro ciclo, visando fortalecer a gestão municipal e escolar da educação, bem como promover ações de mobilização social com as comunidades. O programa é uma parceria entre a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), o Instituto Votorantim e o Departamento Municipal de Educação – DME.
Os primeiros encontros formativos do PVE em Divinolândia foram realizados no DME, com a participação de diretores das escolas municipais da cidade. No primeiro ciclo foi definido o grupo de mobilizadores para incentivo e apoio nas ações locais. Além disso, foram definidas as prioridades para o município em 2022, como a reformulação de documentos, a exemplo do currículo escolar e do Projeto Político Pedagógico (PPP), considerando o novo cenário pós-isolamento.
O Departamento fará documentos para serem referências para que cada escola possa produzir o seu, com foco na inclusão dos alunos e alunas, e em como lidar com o cenário do retorno ao ensino presencial. A partir dessa base documental, as escolas terão respaldo para uma série de ações, contando, ainda, com o apoio da equipe de mobilização do PVE no envolvimento da comunidade para estruturação de uma rede de ensino cada vez mais inclusiva.
O PVE vai acompanhar os grupos ao longo de quatro ciclos em 2022, com encontros virtuais entre cada um deles. A expectativa é executar o plano de ações, registrar as atividades propostas, divulgar os resultados e compartilhar com outros municípios, para que um possa auxiliar o outro. Outro foco será nas dificuldades de aprendizagem registradas durante o período remoto, buscando encerrar o ano letivo com índices positivos de desenvolvimento escolar.
Segundo a secretária Municipal de Educação de Divinolândia, Lucimar Aparecida Mascarin, o primeiro ciclo organizou os objetivos da educação na cidade em 2022. “Gostamos muito das reuniões feitas aqui. Os encontros foram muito proveitosos e nos sentimos muito acolhidos. A expectativa é que tenhamos o apoio do programa no desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico – PPP, do currículo escolar e na inclusão dos alunos e das famílias. Queremos deixar o planejamento educacional organizado e contamos com a ajuda do PVE para isso”, destaca.
O gerente da Unidade da CBA em Poços de Caldas, Alexis Dias de Souza, reforça que a parceria entre o PVE e os gestores educacionais dos municípios contribui para o desenvolvimento sustentável das comunidades e empresas. “O crescimento e o avanço das comunidades locais passam diretamente pela qualidade da educação. Por isso, atuamos de forma conjunta, com foco em evoluir cada vez mais a qualidade da gestão escolar e da aprendizagem dos alunos. Por meio do PVE, a Companhia mais uma vez reafirma o seu compromisso com a qualificação dos serviços públicos, de forma a permitir ganhos de gestão que se refletem em melhores indicadores sociais”, afirma.
Sobre o PVE
Realizado pelo Instituto Votorantim e pela CBA, em parceria com as prefeituras, o PVE tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação pública através de capacitações e mobilizações das comunidades em prol de uma educação de qualidade.
Completando 14 anos em 2022, o PVE mobiliza agentes pedagógicos e comunidades em diversas localidades do Brasil, tendo atingido mais de 100 cidades apenas na edição de 2018. Ao longo de sua história, já capacitou milhares de educadores.