Em 2021, a CBA foi uma das empresas pioneiras na adesão ao Movimento Transparência 100%, iniciativa ligada à Rede Brasil do Pacto Global. Agora demos um passo além, somos uma das empresas embaixadoras desse movimento e temos muito orgulho em representar o setor industrial nessa iniciativa.
O Movimento Transparência 100% visa fortalecer mecanismos de transparência
e integridade, tornando-se exemplo para todo país!
Com isso, o Movimento propôs 5 metas que todas as empresas aderentes devem cumprir até 2030
A CBA sempre investiu em uma governança forte, o que resultou em uma robusta estrutura da equipe de Compliance.
Isso nos ajudou na evolução satisfatória de 3 das 5 metas, executadas ainda em 2022. Saiba mais.
Abaixo é possível conferir nossos indicadores e medidas:
(Os números serão atualizados semestralmente)
A CBA possui a plataforma denominada Registro de Interações Governamentais (”RIG“), na qual são registradas todas as interações mantidas com órgãos ou agentes públicos. Nesse controle, é possível identificar a data das reuniões, participantes, tema discutido e outras informações.
Para garantir as melhores práticas de integridade e governança, a CBA possui uma relação de empregados que estão autorizados a realizar as tratativas com agentes públicos, de acordo com o Padrão Gerencial (PG) de Relacionamento com o Setor Público. Esses empregados e empregadas devem cumprir os treinamentos de Compliance: Game Anticorrupção e E-learning de Relacionamento com o Setor Público.
A CBA participa de associações, organizações e comitês externos, buscando sempre se manter atenta às melhores práticas do mercado.
Para a Companhia, é importante participar ativamente desses fóruns e instituições, para avaliação, implantação e/ou monitoramento de políticas de regulação, autorregulação ou políticas públicas pertinentes as suas atividades.
No entanto, é importante assegurar a aplicação de boas práticas de Compliance em todas as participações!
Abaixo estão listadas as principais associações, organizações e fóruns que a CBA faz parte atualmente:
(Informações atualizadas em julho de 2023)
Entidades de Classe (Associações, Comitês etc. )
International Committee for Study of Bauxite, Alumina & Aluminium – ICSOBA
Alumina Quality Workshop – AQW
Associação Brasileira da Industria Lácteos Longa Vida – ABLV
Associação Brasileira das Companhias Abertas – ABRASCA
Associação Brasileira De Embalagem – ABRAE
Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – ABSOLAR
Associação Brasileira De Engenharia – AEA
Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Associação Brasileira Dos Investidores Em Autoprodução De Energia Elétrica – ABIAPE
Associação Dos Grandes Consumidores Industriais De Energia E De Consumidores Livres – ABRACE
Associação Nacional dos Fabricantes de Esquadria de Alumínio – AFEAL
Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga – ANUT
Associação Nacional Fabricantes de Implementos Rodoviários – ANFIR
Associações Das Empresas Mineradoras De Poços De Caldas – ASMIPC
Câmara Americana de Comércio para o Brasil – AMCHAM
Carbon Disclosure Project Latin A – CDP
Comitê Das Bacias Hidrográficas Baixo Paranaíba –
Comitê Das Bacias Hidrográficas Paranapanema –
Comitê Das Bacias Hidrográficas Dos Afluentes Mineiros Dos Rios Pomba E Muriaé – COMPE
Comitê De Bacia Hidrográfica Do Rio Sorocaba E Médio Tietê – CBH-SMT
Comitê De Bacias Hidrográficas Do Ribeira De Iguape E Litoral Sul – CBH-RB
Conselho Consultivo Do Parque Estadual Serra Do Brigadeiro – PESB
Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável – CEBDS
Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Minas Gerais Reginonal Zona da Mata – CIEA
Glafri – Global Aluminium Foil Roller Initiative – ALUFOIL
Instituto Brasileiro de Hospitalidade Empresarial – IBHE
International Aluminium Institute – IAI
Mobilização Empresarial pela Inovação ( Confederação Nacional da Industria – CNI) – MEI/CNI
SAE Brasil – SAE
The Minerals, Metals & Materials Society – TMS
Políticas de Transações com Partes Relacionadas
A Política visa assegurar que todas as decisões, especialmente aquelas relacionadas às transações com partes relacionadas e outras situações com potencial conflito de interesses envolvendo a CBA, sejam tomadas tendo em vista os interesses da Companhia e de seus acionistas e, ainda, sejam conduzidas dentro de condições de mercado e equidade de tratamento com terceiros, prezando pelas melhores práticas de governança corporativa, revestidas da devida transparência.
Clique aqui e acesse o documento na integra
Remuneração 100% Íntegra da Alta Administração
Em sua Estratégia ESG 2030, a CBA tem como objetivo ter 100% dos empregados e empregadas com metas ESG. Atualmente, a companhia já incluiu metas corporativas ESG para profissionais de todos os níveis da Companhia do Negócio Alumínio, vinculadas à remuneração variável. As metas são divididas por temas de acordo com as áreas que possuem atuação nele, e a alta administração tem como meta a média de todos os resultados consolidados. Um exemplo é a meta de Ética e Transparência, que prevê avanços no Programa de Compliance e em temas de Integridade. Ela está no painel de metas ESG da Diretoria Jurídica, Governança e Compliance, porém faz parte do consolidado de toda a alta administração. Para os próximos anos, o foco será fazer a mesma estratégia para metas de Compliance / Integridade, inclusive casadas com ESG.
A CBA espera que seus empregados e empregadas estejam alinhados com os princípios, valores e diretrizes presentes no Código de Conduta em todos os processos e atividades que o compõem o negócio. O SELF, processo de desempenho e desenvolvimento profissional da #nossacba, foi pensado em ter as pessoas no centro. Baseado em metodologia ágil, estratégica e objetiva, o processo proporciona dinâmica fluida e participativa, contando com autoavaliação, avaliação de pares, clientes e gestão, onde todos podem contribuir para o crescimento do outro, é uma das formas de reforçar a nosso jeito de fazer o certo, afinal é o momento em que os times são avaliados conforme os pilares da cultura organizacional e Código de Conduta, e os engaja para que sigam disseminando a importância sobre termos diariamente senso de dono, ambição de competitividade, divergência construtiva e trabalho em equipe.
Desde 2017, com a criação do Programa de Compliance, a CBA vem evoluindo cada vez mais nas melhores práticas de integridade, buscando dar mais segurança aos nossos empregados e empregadas, fornecedores, clientes e parceiros de negócios.
O trabalho realizado nesse programa dá sustentação à alavanca Ética e Compliance da Estratégia ESG da Companhia e ajuda na evolução das questões de governança e no objetivo de alcançar, até 2030, média 4 do máximo de 5 pontos no Programa de Compliance auditado por terceira parte.
A atuação íntegra da CBA é pautada pelo Código de Conduta CBA, Política Anticorrupção, Cartilha de Compliance, Manual Concorrencial e pelos Padrões Gerenciais sobre Doações e Patrocínios e Relacionamento com o Setor Público. A CBA zela pelo cumprimento das normas e dos regulamentos internos e externos e, por isso, aplica o mais alto padrão ético em suas atividades.
O pilar de prevenção à corrupção do Programa de Compliance contempla ações que visam auxiliar na identificação de situações que expõem a CBA a risco de corrupção e determinam controles a fim de sanar esses riscos. A política anticorrupção, inclusive, estabelece diretrizes para a atuação e a conduta de empregados, administradores e terceiros perante órgãos públicos nacionais e internacionais na condução de seus trabalhos em nome da CBA, englobando temas como presentes e brindes, contratação de terceiros e pagamentos facilitadores.
Olhando para a cadeia de valor, a CBA também possui um Código de Conduta específico para fornecedores, divulgado em 2022.
Abaixo estamos disponibilizando para consulta de todos e todas dados sobre as melhores práticas de integridade aplicados a nossa cadeia de valor:
Empregados(os) treinados em integridade
Alta Administração treinada em integridade
Treinamento Fornecedores
Em 2023 foi desenvolvido e implementado o treinamento e- learning do Código de Conduta para Fornecedores, disponível para uma quantidade inicial de fornecedores mapeados pelas áreas Suprimentos, Compliance e Sustentabilidade.
O treinamento foi disponibilizado em junho de 2023, em Português e Inglês, e seguimos trabalhando nas comunicações e cobranças para alcance de todo o público alvo.
Informações atualizadas em julho de 2023
Desde 2018, todos os
contratos da CBA
possuem Cláusulas de
Compliance
Fazer o que é certo. Assim é a CBA, que sempre buscou orientar sua atuação pelos mais altos padrões de governança corporativa. Neste sentido, a Companhia conta com uma estrutura de reporte e estabelecimento de diretrizes para a área de Compliance e Governança.
A área de Compliance possui uma estrutura própria, com reporte ao Diretor de Jurídico, Compliance e Governança, além de um reporte direto ao Comitê de Auditoria Estatutária, composto por membros 100% independentes.
O organograma da área encontra-se divulgado no nosso Relatório Anual e Manual de Governança.
Abaixo você também pode conferi-lo:
Informações atualizadas em julho de 2023.
A CBA conta com um canal oficial para relato de qualquer conduta que viole os princípios e diretrizes do Código de Conduta e que não estejam em conformidade com o jeito da
#NossaCBA em fazer o que é certo.
A Linha Ética é um meio íntegro e transparente para tratar as denúncias e dúvidas de todos os nossos stakeholders: empregados e empregadas, comunidade, fornecedores, clientes e parceiros de negócios. Todos os relatos são tratados de forma segura e imparcial, garantido a todos a não retaliação!
O Canal garante total confidencialidade das informações e da identidade das partes, caso escolham não se identificar.
Se ligue: A linha ética da CBA é 24 horas e seu número mudou,
anote aí: 0800 300 4535.
Cômite de Conduta
O Comitê de Conduta, órgão responsável pela análise e aplicação de gestão de consequência sobre as denúncias realizadas na Linha Ética, possui um grupo completo de profissionais que debatem cada caso no detalhe, buscando sempre a decisão mais ética e justa.
Dados e indicadores
Abaixo damos transparência sobre o que o canal Linha Ética recebeu de relatos durantes os seis primeiros meses do ano.
Esses indicadores garantem que tudo que passa pela Linha Ética é devidamente tratado, buscando sempre garantir uma CBA mais integra e justa para todos!
Informações atualizadas em julho de 2023.
Inscreva-se em nossa Newsletter
Em 2021, a CBA foi uma das empresas pioneiras na adesão ao Movimento Transparência 100%, iniciativa ligada à Rede Brasil do Pacto Global. Agora demos um passo além, somos uma das empresas embaixadoras desse movimento e temos muito orgulho em representar o setor industrial nessa iniciativa.
O Movimento Transparência 100% visa fortalecer mecanismos de transparência
e integridade, tornando-se exemplo para todo país!
Com isso, o Movimento propôs 5 metas que todas as empresas aderentes devem cumprir até 2030
A CBA sempre investiu em uma governança forte, o que resultou
em uma robusta estrutura da equipe de Compliance. Isso nos
ajudou na evolução satisfatória de 3 das 5 metas, executadas
ainda em 2022. Saiba mais.
Abaixo é possível conferir nossos indicadores e medidas:
(Os números serão atualizados semestralmente)
A CBA participa de
associações, organizações
e comitês externos,
buscando sempre se
manter atenta às melhores
práticas do mercado.
Para a Companhia, é importante participar ativamente desses
fóruns e instituições, para avaliação, implantação e/ou
monitoramento de políticas de regulação, autorregulação ou
políticas públicas pertinentes as suas atividades.
No entanto, é importante assegurar a aplicação de boas
práticas de Compliance em todas as participações!
A CBA possui a plataforma denominada Registro de Interações
Governamentais (”RIG“), na qual são registradas todas as
interações mantidas com órgãos ou agentes públicos. Nesse
controle, é possível identificar a data das reuniões,
participantes, tema discutido e outras informações.
Para garantir as melhores práticas de integridade e governança, a
CBA possui uma relação de empregados que estão autorizados a
realizar as tratativas com agentes públicos, de acordo com o
Padrão Gerencial (PG) de Relacionamento com o Setor Público.
Esses empregados e empregadas devem cumprir os treinamentos
de Compliance: Game Anticorrupção e E-learning de
Relacionamento com o Setor Público.
Abaixo estão listadas as principais associações, organizações
e fóruns que a CBA faz parte atualmente:
Entidades de Classe (Associações, Comitês etc. )
ABIAPE – Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia Elétrica
ABLV – Associação Brasileira da Industria Lácteos Longa Vida
ABRACE – Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres
AEA – Associação Brasileira de Engenharia
AFEAL – Associação Nacional dos Fabricantes de Esquadria de Alumínio
ANFIR – Associação Nacional Fabricantes de Implementos Rodoviários
ABRE – Associação Brasileira De Embalagem
Associação Brasileira De Energia Solar
ABAL – Associação Brasileira Do Alumínio
Associações Das Empresas Mineradoras De Poços De Caldas (ASMPC)
CDP – Carbon Disclosure Project Latin América
Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Paranaíba
Comitê da Bacia Hidrográfica do Paranapanema
Comitê Das Bacias Hidrográficas Dos Afluentes Mineiros Dos Rios Pomba E Muriaé
Comitê De Bacia Hidrográfica Do Rio Sorocaba E Médio Tietê
Comitê De Bacias Hidrográficas Do Ribeira De Iguape E Litoral Sul
Conselho Consultivo Do Parque Estadual Serra Do Brigadeiro
CEBDS – Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável
Fundação Agência da Bacia Hidrográfica
Fundação Getúlio Vargas
Global Aluminium Foil Roller
Pacto Global
SAE Brasil
Em sua Estratégia ESG 2030, a CBA tem como objetivo ter 100% dos empregados e empregadas com metas ESG. Atualmente, a companhia já incluiu metas corporativas ESG para profissionais de todos os níveis da Companhia do Negócio Alumínio, vinculadas à remuneração variável. As metas são divididas por temas de acordo com as áreas que possuem atuação nele, e a alta administração tem como meta a média de todos os resultados consolidados. Um exemplo é a meta de Ética e Transparência, que prevê avanços no Programa de Compliance e em temas de Integridade. Ela está no painel de metas ESG da Diretoria Jurídica, Governança e Compliance, porém faz parte do consolidado de toda a alta administração. Para os próximos anos, o foco será fazer a mesma estratégia para metas de Compliance / Integridade, inclusive casadas com ESG.
Desde 2017, com a criação do Programa de Compliance, a CBA vem evoluindo cada vez mais nas melhores práticas de integridade, buscando dar mais segurança aos nossos empregados e empregadas, fornecedores, clientes e parceiros de negócios.
O trabalho realizado nesse programa dá sustentação à alavanca Ética e Compliance da Estratégia ESG da Companhia e ajuda na evolução das questões de governança e no objetivo de alcançar, até 2030, média 4 do máximo de 5 pontos no Programa de Compliance auditado por terceira parte.
A atuação íntegra da CBA é pautada pelo Código de Conduta CBA, Política Anticorrupção, Cartilha de Compliance, Manual Concorrencial e pelos Padrões Gerenciais sobre Doações e Patrocínios e Relacionamento com o Setor Público.
A CBA zela pelo cumprimento das normas e dos regulamentos internos e externos e, por isso, aplica o mais alto padrão ético em suas atividades.
O pilar de prevenção à corrupção do Programa de Compliance contempla ações que visam auxiliar na identificação de situações que expõem a CBA a risco de corrupção e determinam controles a fim de sanar esses riscos.
A política anticorrupção, inclusive, estabelece diretrizes para a atuação e a conduta de empregados, administradores e terceiros perante órgãos públicos nacionais e internacionais na condução de seus trabalhos em nome da CBA, englobando temas como presentes e brindes, contratação de terceiros e pagamentos facilitadores.
Olhando para a cadeia de valor, a CBA também possui um Código de Conduta específico para fornecedores, divulgado em 2022.
Abaixo estamos disponibilizando para consulta de todos e todas dados sobre as melhores práticas de integridade aplicados a nossa cadeia de valor:
Desde 2018, todos os
contratos da CBA
possuem
Cláusulas de
Compliance
Fazer o que é certo. Assim é a CBA, que sempre buscou orientar sua atuação pelos mais altos padrões de governança corporativa. Neste sentido, a Companhia conta com uma estrutura de reporte e estabelecimento de diretrizes para a área de Compliance e Governança.
A área de Compliance possui uma estrutura própria, com reporte ao Diretor de Jurídico, Compliance e Governança, além de um reporte direto ao Comitê de Auditoria Estatutária, composto por membros 100% independentes.
O organograma da área encontra-se divulgado no nosso
Relatório Anual e Manual de Governança.
Abaixo você também pode conferi-lo:
100% de Transparência sobre
Canais de Denúncias.
A CBA conta com um canal oficial para relato de qualquer conduta que viole os princípios e diretrizes do Código de Conduta e que não estejam em conformidade com o jeito da #NossaCBA em fazer o que é certo.
A Linha Ética é um meio íntegro e transparente para tratar as denúncias e dúvidas de todos os nossos stakeholders: empregados e empregadas, comunidade, fornecedores, clientes e parceiros de negócios. Todos os relatos são tratados de forma segura e imparcial, garantido a todos a não retaliação!
O Canal garante total confidencialidade das informações e da identidade das partes, caso escolham não se identificar.
Se ligue: A linha ética da CBA é 24 horas e seu número mudou, anote aí: 0800 300 4535.
Cômite de Conduta
O Comitê de Conduta, órgão responsável pela análise e aplicação de gestão de consequência sobre as denúncias realizadas na Linha Ética, possui um grupo completo de profissionais que debatem cada caso no detalhe, buscando sempre a decisão mais ética e justa.
Dados e indicadores
Abaixo damos transparência sobre o que o canal Linha Ética recebeu de relatos durantes os seis primeiros meses do ano.
Esses indicadores garantem que tudo que passa pela Linha Ética é devidamente tratado, buscando sempre garantir uma CBA mais integra e justa para todos!