CBA Alumínio

Sustentabilidade

Diálogo e geração de valor compartilhado na construção de parcerias valiosas.

Temos o desenvolvimento sustentável como caminho para o crescimento permanente. Sendo assim, nossas iniciativas de sustentabilidade são norteadas por temas que apontam os principais desafios para avançarmos com responsabilidade.

Meio Ambiente, Pessoas e Futuro

A sociedade está passando por um profundo processo de transformação em sua percepção de Sustentabilidade e, com isso, trazendo muitos desafios e novas oportunidades para as empresas.

A CBA realizou um amplo estudo sobre os desafios e oportunidades relacionados com a nossa atuação em Sustentabilidade. O resultado desse trabalho foi a elaboração de nossos temas primordiais e de nossa estratégia de Sustentabilidade de longo prazo, que tem influenciado positivamente nossa governança, gestão, relacionamento com nossos públicos de interesse e decisões sobre processos, produtos e investimentos.

Meio Ambiente

  • Mineração sustentável
  • Segurança das barragens e gestão de resíduos
  • Ecoeficiência na produção

Pessoas

  • Ética, conformidade e solidez dos negócio
  • Integridade e bem-estar dos empregados
  • Licença social da operação

Futuro

  • Fortalecimento da indústria do alumínio
  • Inovação e satisfação dos clientes

Nossa ação social busca o desenvolvimento local e o diálogo constante com as comunidades onde atuamos, gerando parcerias duradouras e um ambiente propício para negócios sustentáveis.

Acreditamos que conhecer os desafios atuais dos territórios é fundamental para entender as soluções de longo prazo. Trabalhamos com diagnóstico de localidades e desenvolvimento de estratégias sociais que promovam o desenvolvimento e ampliem a licença social e a competitividade da CBA.

Parcerias valiosas que desenvolvem nossa comunidade

Melhoria da educação pública

 A CBA contribui para a melhoria da educação por meio da Parceria Votorantim pela Educação (PVE). O PVE é uma metodologia própria da Votorantim, certificada como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil, que atua por meio da mobilização social das comunidades e da qualificação de práticas educacionais e de gestão escolar com o objetivo de impactar o Ideb.

Atualmente, a iniciativa está presente em seis localidades onde a CBA está presente: Alumínio-SP, Araçariguama-SP, Divinolândia-SP, Muriaé-MG, São Sebastião da Vargem Alegre-MG e Niquelândia-GO.

Um estudo comparativo entre os municípios com o PVE e um grupo-controle, realizado de 2007 a 2013, indicou um avanço de 30% na evolução do Ideb nos municípios que aplicaram a metodologia do programa em relação aos demais. Em 2016, o estudo apontou um avanço ainda maior: a evolução do Ideb nos municípios do programa foi de 38% no Ensino Fundamental I (1ª a 5ª série) e 45% no Ensino Fundamental II (6ª a 9ª série).

35%

de avanço no IDEB no ensino Fundamental I (1ª a 5ª série)

45%

de avanço no IDEB no ensino Fundamental II (6ª a 9ª série)

Apoio à gestão pública

A iniciativa é fruto de uma parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e visa contribuir com os municípios onde a CBA atua, como Alumínio-SP e Muriaé-MG. A metodologia atua em duas frentes: Modernização da Gestão e Ordenamento do Território.

Em Modernização de Gestão, atua com o equilíbrio fiscal – com projetos de aspecto tributário, administrativo, educação, assistência social e saúde – com o planejamento governamental, e com transparência e participação social.

Em termos de planejamento territorial, oferece suporte técnico para a elaboração de planos setoriais (Plano Diretor, Saneamento, Habitação ou Mobilidade) e projetos executivos para orientar a administração pública para que possa reivindicar recursos em linhas de desenvolvimento.

Fomento à geração de renda e Fortalecimento de cadeias produtivas

ReDes para o Desenvolvimento Sustentável

O Programa é uma parceria entre a CBA, Instituto Votorantim, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e o Banco Interamericano – BID, para contribuir com o desenvolvimento sustentável de municípios em que a empresa está presente. Dessa forma, a iniciativa fornece apoio técnico e financeiro para o fortalecimento de cadeias produtivas inclusivas capazes de gerar renda. Atualmente o projeto está presente nas unidades Miraí-MG e Niquelândia-GO.

Qualificação de Organizações

A qualificação tem por objetivo fortalecer institucionalmente organizações sociais formalmente constituídas, oferecendo capacitação técnica e de gestão, além de módulos de sustentabilidade financeira e comunicação. Assim torna possível elevar a maturidade organizacional da instituição e ela possa acessar outras formas de incentivo como o ReDes, por exemplo. Atualmente o município de Niquelândia-GO conta com este projeto.

Empreendedorismo

Esta iniciativa da CBA estimula e apoia o desenvolvimento empreendedor por meio de capacitação, vivência e apoio à implantação de oportunidades de negócios em segmentos econômicos de relevância local ou regional.

Este projeto está em andamento no município de Alumínio-SP.

Engajamento e Empoderamento das Comunidades

  • Participação Comunitária
    Este projeto fortalece a formação de redes locais e estimula a ações de mobilização social nos municípios. Por meio da capacitação, do engajamento e da mobilização, os grupos são incentivados e apoiados a identificar oportunidades e sonhos comuns. Ao mesmo tempo, por meio de metodologia Vivência Oasis, as comunidades são conduzidas a colocar a mão na massa para as soluções, contribuindo para o empoderamento social.
  • Engaja – Engajamento com partes interessadas
    A metodologia utiliza ferramentas de gestão desenvolvidas pelo Instituto Votorantim e ajudam a aprimorar processos e relacionamentos junto às comunidades onde a CBA está presente. Com isso, a ideia é fortalecer a gestão de riscos e potencializar as oportunidades geradas a partir do diálogo com atores locais de diversas frentes.

Votorantim pela Infância e Adolescência (VIA)

O programa Votorantim pela Infância e Adolescência (VIA) tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. Amparado na Constituição Federal de 1988 e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de 1990, o programa atua com crianças e adolescentes com direitos violados ou em situação de vulnerabilidade, através da qualificação das estratégias de prevenção e atendimento promovidas pelos atores-chave da Rede de Proteção Social e do Sistema de Garantia de Direitos dos municípios onde a CBA tem operação.

Existem duas formas de atuação:

  • 1. Apoio a projetos de combate à violação de direitos das crianças e adolescentes
    Por meio do repasse de recursos aos Fundos Municipais da Criança e do Adolescente (Fumcad) e da qualificação técnica dos grupos gestores destes projetos, assim como da política pública do setor (Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs) em parceria com a Secretaria de Assistência Social e/ou com organizações da sociedade civil).
    Esta iniciativa está presente nos municípios de Alumínio-SP e Niquelândia-GO.
  • 2. Fortalecimento da atuação do sistema de garantia de direitos e a rede de proteção social
    Engajamento da população na proteção e promoção dos direitos da criança e do adolescente, culminando no desenvolvimento de estratégias específicas para a mitigação do tipo violação crítica para o município, como a exploração sexual infantil em contexto de obra, abuso sexual infantil, trabalho infantil, gravidez precoce e indesejada etc.

Todas as nossas ações estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Licenciamento Ambiental

Apresentamos os relatórios EIA-RIMA dos processos de Licenciamento Ambiental em andamento, seguindo nossos princípios de transparência e desenvolvimento sustentável.

Gestão de Barragens