Imprensa     >     Programa Parceria pela Valorização da Educação faz balanço das ações na Zona da Mata Mineira
27 jan, 23

Programa Parceria pela Valorização da Educação faz balanço das ações na Zona da Mata Mineira

Iniciativa realizada pela CBA, em parceria com o Instituto Votorantim, visou apoiar a educação pública em Muriaé e em São Sebastião da Vargem Alegre

 

O Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) chegou à conclusão de mais um ano de atividades em Muriaé e em São Sebastião da Vargem Alegre, com a celebração dos resultados de destaque. A iniciativa desenvolve ações em parceria com as Prefeituras e as Secretarias Municipais de Educação para oferecer suporte direcionado às necessidades de cada município, com o objetivo de fortalecer a educação nos municípios e trazer resultados efetivos para o ensino nas escolas públicas.

 

O PVE é promovido pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e Instituto Votorantim. Em Muriaé, os ciclos de formações foram realizados nos formatos presencial e online, com foco no processo de recomposição das aprendizagens e na adaptação do Currículo Referencial do município. As 16 escolas que participaram do PVE em 2022 tiveram a oportunidade de trocar experiências e definir o melhor caminho a ser seguido, a fim de alcançar níveis satisfatórios de aprendizagem dos estudantes no retorno das aulas presenciais.

 

De acordo com a Secretária Municipal de Educação de Muriaé, Maria Cristina Navarro de Aquino Ribeiro, o PVE é uma parceria recorrente no município e vem dando suporte para estratégias mais eficientes para a melhoria da educação. “As formações propostas para as frentes gestão educacional, gestão escolar e mobilização social possibilitaram um enriquecimento técnico de assuntos educacionais, além de terem ajudado a entender e diagnosticar melhor o território da educação municipal. Queremos continuar construindo uma rede inovadora, focada na aprendizagem dos estudantes e com profissionais motivados e valorizados”, destaca.

 

Em São Sebastião da Vargem Alegre (SSVA) foi realizado um Plano de Recuperação das Aprendizagens, que incluiu a reestruturação do reforço escolar, visitas domiciliares e acompanhamento dos alunos faltosos; alfabetização sistemática dos alunos do fundamental II e inovação das estratégias didáticas. Também foi realizada reunião com grupos de alunos sobre o grêmio escolar, interesse sobre profissões, cursos técnicos e áreas de atuação, bem como alinhamento com psicóloga para planejar rodas de conversas com os alunos para discutir o futuro para 2023.

 

Aryane Manfron, assessora júnior da Oficina Municipal, destaca os resultados positivos em SSVA. “Nossa avaliação do programa é muito boa, principalmente na forma de pensar a educação, no fazer o básico com excelência, na necessidade de qualificação dos processos e dos ajustes daquilo que já tem sido feito de maneira automática. Também foi importante para entender o que é possível fazer melhor, planejar, registrar e acompanhar”, ressalta.

 

Para o gerente das Unidades de Mineração da CBA na Zona da Mata Mineira, Christian Fonseca de Andrade, contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades do entorno das operações, com ações estruturantes em prol da melhoria da educação pública, é um importante eixo de atuação social da Companhia, sempre em parceria com o Instituto Votorantim e consultorias especializadas. “O PVE vem sendo na região uma das mais importantes ferramentas para fortalecer a educação pública, transformando, de forma relevante, a qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos”, pontua.

Sobre o PVE

O programa Parceria pela Valorização da Educação é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas da Votorantim que buscam contribuir para a melhoria da educação pública dos municípios onde a Votorantim atua, e em regiões de influência, por meio da qualificação das práticas de gestão educacional e escolar, e da mobilização social das comunidades.

Sobre a CBA

A Companhia Brasileira de Alumínio atua de forma integrada, da mineração ao produto final, incluindo a etapa de reciclagem. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida através de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil, energia e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio.

Com a abertura de capital em 2021 (CBAV3), foi a primeira Companhia no segmento a ter ações negociadas na B3 e ingressou na carteira do ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial – no seu primeiro ano de elegibilidade. Com receita líquida de R$ 8,4 bilhões em 2021 e R$ 1,5 bilhão de EBITDA ajustado no período, a CBA tem o compromisso de garantir a oferta de alumínio de baixo carbono em parceira com os stakeholders, desenvolvendo as comunidades em que está inserida e promovendo a conservação da biodiversidade.

Quer saber mais? Acesse www.ri.cba.com.br

 

Assessoria de Imprensa CBA – Ideia Comunicação

Ângelo Franco – [email protected] | (31) 9.8435-9237

Josiane Souza – [email protected] | (31) 9.8417-3130